Entender o que está na cabeça de outra pessoa não é a tarefa mais fácil do mundo, e na publicidade este é o primeiro passo para começarmos a criar. Por isso, nós temos o briefing, que nada mais é a explicação detalhada e objetiva do que o cliente precisa.
Apesar de ser simples, nem sempre é fácil fazê-lo e muitas informações importantes, às vezes, acabam perdidas. Por exemplo: se o cliente diz que precisa de um banner web, mas não diz que é para veicular internamente na empresa, a criação poderá montar a peça para se comunicar com o público externo. É a mesma coisa que falar em holandês com um japonês. Não comunica e o cliente jogou dinheiro fora.
Claro que dúvidas podem ser tiradas no meio do caminho, mas que tal ganhar tempo e diminuir a famosa “refação”? Quem vai passar as informações precisa organizá-las de modo que façam sentido para o criativo e permitam maior assertividade.

Veja os 5 itens que o seu briefing precisa ter:
1. Objetivo
Escreva claramente o que precisa e onde quer chegar com este material. Por exemplo: um banner web para divulgar a promoção especial de Dia das Mães para colocar no Facebook.
2. Público-alvo
Deixe claro com quem está querendo falar: se com o público interno, externo, com possíveis leads, com clientes fidelizados etc. O criativo precisa adaptar tanto a linguagem de texto quanto a visual.
3. Referências
Anexe ao briefing peças para servirem de inspiração. Pode ser peças de campanhas anteriores, campanhas de outras marcas e segmentos. A finalidade aqui é dar um norte ao criativo.
4. Objeções
Deixe bem claro o que não quer ou não gosta usando peças de outras campanhas para exemplificar ou indicando cores, ícones e fotos que não devem ser usados.
5. Prazo
Por último, mas não menos importante, não se esqueça de incluir a data de entrega do trabalho. Lembre-se que alterações podem acontecer, então sempre trabalhe com uma margem de segurança e nunca peça para o job ser entregue no dia da divulgação. Mas lembre-se também que criação não é linha de produção e, apesar do criativo sempre quebrar um galho quando você precisa, tem coisas que não serão feitas da noite pro dia.
Posts relacionados
Atualizações do algoritmo do Google em 2025: O guia completo para SEO
A evolução do storytelling para storyscaping
No cenário digital atual, onde consumidores são bombardeados com mais de 5.000 mensagens publicitárias por dia, segundo a American Marketing Association, as marcas precisam ir além da comunicação tradicional. É aqui que entra o storyscaping - uma estratégia...
Conteúdo de marca audiovisual: 7 estratégias poderosas para posicionar sua marca no digital
O conteúdo de marca audiovisual tornou-se uma das ferramentas mais eficazes para empresas que buscam se posicionar de forma autêntica no mercado digital. Diferente da publicidade tradicional, que tem foco direto nas vendas, essa estratégia foca em criar valor real...