Com certeza você já ouviu falar em RGB, CMYK, Pantone e outras siglas estranhas como essas. Mas você sabe o que elas significam? Pois bem, vamos te ajudar a entender melhor essa sopa de letrinhas coloridas, dividida em duas categorias: Cores Eletrônicas e Cores Impressas.
CORES ELETRÔNICAS
São aquelas visualizadas na TV, no computador e no celular, ou seja, em todos os meios eletrônicos que você tem acesso. Os tipos de cor mais utilizados aqui são o RGB e o Hexadecimal.
RGB – Red Green Blue
Cada uma das letras representa um canal de cor. Para formar uma RGB você deve utilizar porcentagens de um, dois ou três canais, variando de 0 0 0 (preto) a 255 255 255 (branco). Para exemplificar, vamos utilizar o amarelo da Saber5, o código RGB dele é 255 203 0, ou seja, 255 de vermelho, 203 de verde e 0 de azul.
Hexadecimal
Esta é uma variação do RGB. Toda cor hexadecimal tem seu equivalente em RGB. Esse tipo de código foi criado principalmente para facilitar a programação de sites e páginas web, pois é mais simples e rápido de escrever. Ele varia entre #000000 (preto) e #ffffff (branco). O código hexadecimal do amarelo da Saber5 é #ffcb00.
CORES IMPRESSAS
Como o próprio nome já diz, são as cores que estão no papel, nas embalagens, em banners e todo tipo de material físico, independente do processo de impressão. Também existem alguns tipos de cores para materiais impressos, os mais utilizados são o CMYK e o Pantone.
CMYK – Cyan Magent Yellow Black
Para materiais impressos utilizamos quatro canais de cores. Enquanto no RGB o preto é uma soma de canais, no CMYK o preto tem um canal só dele. Aqui o princípio é o mesmo: as cores são formadas por porcentagem de pigmento em cada canal – 0 0 0 0 (branco), 0 0 0 100 (preto), 100 0 0 0 (ciano), 0 100 100 0 (vermelho) e assim por diante. O amarelo da Saber5 em CMYK é 0 20 100 0, 0 de ciano, 20 de magenta, 100 de amarelo e 0 de preto.
Pantone
Pantone é uma marca criada com base no CMYK que virou sinônimo de tipo de cor. O que acontece é que em alguns processos de impressão, como o Offset, nem sempre dois materiais impressos em dias diferentes saem da mesma cor. Isso acontece porque o tempo de estoque do papel muda e a temperatura do dia também, além de muitas outras variáveis que não são controláveis.
Para garantir que um material tenha sempre a mesma cor, a Pantone criou uma tabela impressa com os códigos de cada cor e a respectiva tinta pronta para cada uma delas. Com isso, a gráfica pode colocar a prova de impressão ao lado da tabela e ver o que precisa ser ajustado na máquina para chegar na cor do cliente. De modo grosseiro, seria como se você comprasse uma lata de tinta pronta para impressão.
Hoje existem várias tabelas e a mais usada é a Coated. O Pantone do amarelo da Saber5 é o 116C.
Pois é, um simples “amarelo” pode ser bem mais complicado do que parece. Mas para manter a identidade da marca, é muito importante saber de tudo isso.
Posts relacionados
A evolução das fontes: da caligrafia à era digital
A fascinante jornada da tipografia: da caligrafia à era digital ✒️ A história das fontes é uma viagem através do tempo, conectando a arte da escrita manual com a tecnologia moderna. Desde as penas mergulhadas em tinta até os pixels em uma tela, a evolução das fontes...
Tendências de design gráfico para 2025
O mundo do design gráfico está em constante evolução, e 2025 promete ser um ano de inovações revolucionárias. Neste artigo, vamos mergulhar nas tendências emergentes que estão moldando o futuro da comunicação visual e como você pode aplicá-las em seus projetos de...
Do caos à clareza: como o UX Design transforma a experiência digital
O papel do design na experiência do usuário (UX): como transformar interações em satisfação Você já se perguntou por que alguns sites e aplicativos são tão agradáveis de usar, enquanto outros parecem uma verdadeira dor de cabeça? A resposta está no design centrado na...