
As apresentações em Powerpoint, ou PPT, estão em alta no universo corporativo. Não são poucos os jobs produzidos nas agências ligados a este tipo de material: relatórios, palestras corporativas, treinamentos e por aí vai. Mas foi-se o tempo em que bastava saber abrir uma caixa de texto e colar uma imagem no slide em branco para “mandar muito bem” em Powerpoint. Para que a apresentação seja relevante e bem-feita de verdade, é preciso dominar as funcionalidades da ferramenta e colocar a criatividade para funcionar, além de ter um bom conteúdo para compartilhar.
Leia também:
Vamos às dicas
1. Em primeiro lugar, entenda quem é o seu público-alvo para alinhar a forma de comunicação. A partir daí, além de definir o tom do texto, será possível definir o tipo de comunicação visual: mais sóbrio, colorido, engraçado…
2. Primeiro, organize as ideias e depois os slides. Defina estrategicamente o que entra em cada um deles, identificando o que deve vir antes e o que pode ser deixado para o final – por ser menos importante ou por ser o “grand finale”. Tudo depende do objetivo do material em produção.
3. Textos devem ser curtos e objetivos. Apresentações em ppt são extremamente visuais e toda a mensagem textual deve ser pensada para o expectador bater o olho e entender. Não tem essa de ficar lendo um slide por muito tempo.
4. As ilustrações devem ser escolhidas a dedo e seguir o padrão de comunicação visual. Lembre-se sempre que, apesar dos slides serem vistos separadamente, eles fazem parte do mesmo material e estão dentro do mesmo tema. Dê preferência para imagens de boa qualidade e alta resolução.
5. O discurso. Por último, mas nem de longe o menos importante. Não adianta nada uma apresentação maravilhosa na tela se o apresentador não souber passar a mensagem. Ler o conteúdo dos slides está fora de cogitação, por isso é preciso estudar, treinar e cronometrar previamente se for preciso.
Durante a formulação da apresentação, tenha sempre em mente que é preciso construir argumentos e vender ideias, é pra isso que ela serve. Com isso, se as funcionalidades da ferramenta forem exploradas corretamente e a criatividade der as caras, o efeito é poderoso. Vale a pena experimentar.
Não esqueça que a Saber5 pode te ajudar, hein! 😉
Posts relacionados
Atualizações do algoritmo do Google em 2025: O guia completo para SEO
A evolução do storytelling para storyscaping
No cenário digital atual, onde consumidores são bombardeados com mais de 5.000 mensagens publicitárias por dia, segundo a American Marketing Association, as marcas precisam ir além da comunicação tradicional. É aqui que entra o storyscaping - uma estratégia...
Conteúdo de marca audiovisual: 7 estratégias poderosas para posicionar sua marca no digital
O conteúdo de marca audiovisual tornou-se uma das ferramentas mais eficazes para empresas que buscam se posicionar de forma autêntica no mercado digital. Diferente da publicidade tradicional, que tem foco direto nas vendas, essa estratégia foca em criar valor real...