
Estas referências gerais do design ajudam o cliente a não ficar perdido e o criativo para saber o que fazer 🙂
Na hora de pedir uma peça, nem sempre é tão fácil explicar para o criativo o que está na nossa cabeça. Um bom começo é conhecer algumas referências gerais para especificar tamanho de papel, medidas das peças online e até os métodos de impressão, quando for o caso.
Estas referências devem estar acompanhadas de algumas informações como local de veiculação, público-alvo, objetivo da peça, conteúdo e referências que darão um caminho para o criativo seguir. Com essas dicas, vai ficar facinho pedir um job aqui na Saber5 😉
Leia também:
Como marcar presença on-line: os tipos de banner web
5 materiais que não podem faltar no seu PDV
Vamos às referências gerais
Medidas
Normalmente, para especificar o tamanho de uma peça, indicamos primeiro a largura e depois a altura. Ou seja, quando a medida chega para o criativo como 24cm x 10 cm o que ele entende é que a largura tem 24 cm e a altura 10 cm. Mas, ainda que seja padrão, é sempre bom reforçar com o criativo na hora de pedir a peça.
Tamanho de papel
Os tamanhos mais usados são o A3, A4 e A5, mas existem muitos outros. Tudo vai depender da finalidade do trabalho. No esquema abaixo é possível identificar os tamanhos de cada tipo e comparar.
Métodos de impressão
Quando se trata de métodos de impressão, as opções são muitas. Vamos listar as mais comuns aqui.
Offset – Feita exclusivamente em papel e indicada pra impressões em grandes quantidades. É bastante utilizada para folders, cartões de visitas, folhetos, cartazes e envelopes.
Digital – Impressão exclusiva em papel, mas feita para pequenas quantidades. As cores usadas aqui são um pouco diferentes da offset e os formatos costumam ser menores. Normalmente, o tamanho máximo para este tipo de impressão é A3.
Serigrafia – Também conhecido como silk-screen, este tipo de impressão pode ser aplicado em diversos materiais: papel, acrílico, PVC, tecido, etc. Este é um processo manual, então pode ser feito em grandes ou pequenas quantidades. As formas de acabamento podem ser mais requintadas, como fazer em relevo, e é possível escolher entre impressão fosca ou brilhante.
Posts relacionados
Marketing de influência: o guia definitivo para conectar sua marca ao público certo
A nova era da conexão autêntica No dinâmico universo do marketing digital, conectar-se com o público de forma genuína é o maior desafio – e a maior recompensa. As abordagens tradicionais já não capturam a atenção como antes. É aqui que entra o marketing de influência,...
A psicologia por trás das narrativas de marca: como storytelling transforma o branding das empresas
No universo do marketing digital, a construção de narrativas de marca — ou “brand storytelling” — tornou-se uma poderosa ferramenta para conectar empresas e consumidores de forma emocional, autêntica e memorável. Esse processo vai muito além de contar uma história:...
Análise de dados de marketing: métricas essenciais para uma gestão de sucesso
No atual cenário digital, a análise de dados de marketing tornou-se uma ferramenta crucial para empresas que buscam maximizar o impacto de suas campanhas. Neste post, exploraremos conceitos básicos, métricas fundamentais e como as empresas podem utilizar dados para...