Uma palavra pode ter diferentes significados em outras línguas. Cuidado para não cair nessa cilada na hora do Naming, ou seja, quando for dar um nome à sua marca.
O “Naming”, processo de criar um nome para uma marca, nem sempre é fácil. Muita coisa precisa ser explicada (ou entendida) em apenas um nome. Uma simples palavra precisa atender a muitos requisitos. É preciso pensar no significado, na sonoridade, na simplicidade, na pronúncia, nos riscos e até no bullying, acredite! Tudo isso porque é este nome que vai carregar os seus negócios e a sua reputação até o fim.
Leia também:
O rótulo da ibis Beer é nosso!
Apresentações em PPT: já está na hora de começar a usar
Entre os tantos requisitos que o Naming precisa atender, é muito importante se preocupar com o sentido da palavra – não só em português, é claro, mas em outros idiomas. Isto, principalmente se existir nem que seja a mínima intenção de expandir os negócios e chegar em outros países. Aqui na Saber5 já vimos clientes perderem bons negócios porque o nome da marca tinha um significado em lugares específicos não muito agradáveis…
Por isso, a pesquisa é fundamental. Esta parte do processo de Naming pode livrar a marca de alguns enroscos que possam surgir pelo caminho.
Cuidado também com as siglas! No final das contas, a sigla é que vai ser o nome da marca ou empresa. Se o nome completo parecer inofensivo, cheque também os possíveis significados da sigla por aí.
Se quiser mais dicas sobre como criar nome de marca, veja este infográfico publicado pelo site AdNews. E a revista Exame listou os 8 erros fatais na hora de escolher o nome de uma empresa.
E, se quiser se divertir, esse post do Buzzfeed dá exmplos claros – e bastante engraçados – de como o Naming pode se tornar uma cilada quando aplicado em outros países.
Posts relacionados
A evolução das fontes: da caligrafia à era digital
A fascinante jornada da tipografia: da caligrafia à era digital ✒️ A história das fontes é uma viagem através do tempo, conectando a arte da escrita manual com a tecnologia moderna. Desde as penas mergulhadas em tinta até os pixels em uma tela, a evolução das fontes...
Tendências de design gráfico para 2025
O mundo do design gráfico está em constante evolução, e 2025 promete ser um ano de inovações revolucionárias. Neste artigo, vamos mergulhar nas tendências emergentes que estão moldando o futuro da comunicação visual e como você pode aplicá-las em seus projetos de...
Do caos à clareza: como o UX Design transforma a experiência digital
O papel do design na experiência do usuário (UX): como transformar interações em satisfação Você já se perguntou por que alguns sites e aplicativos são tão agradáveis de usar, enquanto outros parecem uma verdadeira dor de cabeça? A resposta está no design centrado na...