Nos últimos meses, que antecederam as eleições, muitas coisas aconteceram – muitas mesmo! – e uma delas foi o compartilhamento intenso de fake news, notícias com informações irreais que apelam para o emocional do leitor para legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo. Isso se tornou um problema muito sério, já que muita gente começou a basear suas opiniões e decisões nessas notícias. Para fugir das fake news, a Saber trouxe algumas dicas:

 

Verifique o autor e a fonte de informação

Você conhece o veículo ou a pessoa que está publicando a notícia? Não confie em sites desconhecidos, eles podem ter algum interesse por trás da divulgação de algumas informações.

Preste atenção na data da notícia

O impacto que uma notícia pode causar depende da sua data de publicação. Imagine se uma notícia de 3 anos atrás, envolvendo alguém que está em alta na mídia atualmente, fosse publicada hoje: a reputação dessa pessoa poderia ser salva ou arruinada, dependendo do conteúdo. Muita gente compartilha notícias antigas sem perceber, é importante ficar sempre atento.

Verifique se a notícia já saiu em outros portais

Se você viu a notícia em um portal que nunca ouviu falar, procure ela em outro, de preferência mais conhecido. Um fato marcante nunca é divulgado em um só lugar.

Leia a matéria inteira

Parece besteira, mas é importante ler a notícia e não só a manchete. Muitas pessoas compartilham posts com manchetes sensacionalistas para disseminar fake news.

Use sites verificadores

Existem sites que comprovam se a notícia em questão é verdadeira ou não. Vale a pena dar uma conferida na lista de sites para checagem de notícias que o Mundo Interpessoal publicou.

Posts relacionados