
Que as lojas e sites ao redor do mundo estão uma loucura você já percebeu: começou a Black Friday.
É nessa época que as lojas presenteiam seus consumidores com descontos quase irresistíveis em todos os tipos de produtos.
Vinda dos Estados Unidos da América, a Black Friday começa no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, marcando o início das compras de fim de ano.
Mas como isso começou?
Não existe uma data oficial para o surgimento da Black Friday, mas muitas “lendas” a respeito do começo dessa tradição estão espalhadas por aí.
A teoria mais aceita vem de 1980, quando os varejistas perceberam que depois do Dia de Ação de Graças, a maioria dos americanos começava a fazer suas compras de natal, abrindo as portas para o período de maior faturamento das lojas.
Percebendo essa oportunidade, os donos de lojas de varejo criaram essa espécie de feriado que dura até hoje, motivando os consumidores a comprar cada vez mais.
E por que Black?
O Black só é Black porque, na época, números vermelhos indicavam valores negativos, e os positivos levavam a cor preta.
No Brasil, a Black Friday se popularizou em 2010, ano em que foi completamente online. Hoje, atinge lojas físicas e online de vários tipos de segmentos por todo o país e se tornou uma das datas mais esperadas por todos – pelo menos aqui na Saber.