24 de outubro de 1994. Era dada a largada para a publicidade em display, ou seja, o famoso banner web. Nesta época, a internet começava a entrar na vida das pessoas e os websites tentavam descobrir como ganhar dinheiro neste novo espaço.

O primeiro banner apareceu na HotWired, versão digital da revista norte-americana Wired que se uniu à empresa AT&T para criar a primeira campanha com um display online. A campanha se chamava “You Will”.

O banner divulgado, muito diferente do que costumamos ver por aí, só dizia, na tradução para o português: “Você já clicou o seu mouse bem aqui? Você vai”.

Foi o suficiente para gerar uma taxa de clique de 44% – ou seja, 44% das pessoas que viram o banner, clicaram. Este número é assustadoramente alto para quem vive de publicidade online. Mas, é claro, vamos considerar que naquela época a concorrência era zero – eles foram os primeiros.

Começava aí a indústria da publicidade digital que lucra, só nos Estados Unidos, mais de 70 bilhões de dólares e está em constante crescimento.

Hoje, a publicidade em banner web tem grande potencial em trazer retorno, já que é possível aproveitar as milhares de opções de segmentação oferecidas pelas plataformas que criam e distribuem os anúncios online, como o Google. Cada vez mais é possível chegar em usuários únicos e falar diretamente com eles em toda e qualquer etapa da jornada do consumidor.

Confira um artigo escrito por Joe McCambley, um dos criadores do primeiro banner. Além da história, ele dá dicas bem legais sobre oferecer soluções ao público e não tentar vender um produto o tempo todo.

Leia também:

Em qual mídia social minha marca deve estar?

5 materiais que não podem faltar no seu PDV

 

Posts relacionados