
Pode não parecer, mas o feedback é parte fundamental de um job e ajuda a melhorar o próximo trabalho.
Feedback. Esta palavra é de origem inglesa e significa “comentários” ou, ainda, “o parecer”. Esta expressão foi adotada pelo mundo empresarial e tem grande efeito se colocada realmente em prática. Para quem precisar atender ao pedido de alguém, nada melhor do que ter um retorno sobre o seu trabalho para saber se está no caminho ou certo ou se é preciso continuar ajustando o foco.
Acontece que algumas vezes nós confundimos o feedback com pedido de “refação”. Se a peça criada por uma agência não atendeu às expectativas, o cliente dá o “feedback” para o criativo, indicando o que não ficou legal e precisa ser alterado. Mas o feedback real é aquele que chega depois das “refações”, depois da peça final ter sido enviada e a campanha veiculada, quando os resultados já podem ser medidos e os prós e contras efetivamente apontados.
Leia também:
Mas, afinal, por quê parar tudo o que está fazendo para dar um feedback se a campanha já passou e nada mais pode ser mudado?
O feedback deve ser visto como uma ferramenta de crescimento profissional e pessoal. E esta troca de informação e análise sem dúvida vai trazer resultados mais positivos e evolutivos nos próximos trabalhos, além de causar mais proximidade e conhecimento entre cliente e criativo.
Toda vez que o feedback é praticado, os criativos aprendem mais sobre a marca e a empresa que estão representando sempre que sentam para criar uma peça ou uma campanha nova. E assim fica mais fácil encontrar soluções para suprir as necessidades do cliente. A cada feedback que passa, a bagagem vai ficando maior e, consequentemente, fica mais simples alcançar a assertividade.
Por mais que isto signifique acrescentar uma etapa ao trabalho, esta ferramenta é um investimento nas próximas campanhas só que em forma de pós-produção.
Posts relacionados
Atualizações do algoritmo do Google em 2025: O guia completo para SEO
A evolução do storytelling para storyscaping
No cenário digital atual, onde consumidores são bombardeados com mais de 5.000 mensagens publicitárias por dia, segundo a American Marketing Association, as marcas precisam ir além da comunicação tradicional. É aqui que entra o storyscaping - uma estratégia...
Conteúdo de marca audiovisual: 7 estratégias poderosas para posicionar sua marca no digital
O conteúdo de marca audiovisual tornou-se uma das ferramentas mais eficazes para empresas que buscam se posicionar de forma autêntica no mercado digital. Diferente da publicidade tradicional, que tem foco direto nas vendas, essa estratégia foca em criar valor real...