
Estas referências gerais do design ajudam o cliente a não ficar perdido e o criativo para saber o que fazer 🙂
Na hora de pedir uma peça, nem sempre é tão fácil explicar para o criativo o que está na nossa cabeça. Um bom começo é conhecer algumas referências gerais para especificar tamanho de papel, medidas das peças online e até os métodos de impressão, quando for o caso.
Estas referências devem estar acompanhadas de algumas informações como local de veiculação, público-alvo, objetivo da peça, conteúdo e referências que darão um caminho para o criativo seguir. Com essas dicas, vai ficar facinho pedir um job aqui na Saber5 😉
Leia também:
Como marcar presença on-line: os tipos de banner web
5 materiais que não podem faltar no seu PDV
Vamos às referências gerais
Medidas
Normalmente, para especificar o tamanho de uma peça, indicamos primeiro a largura e depois a altura. Ou seja, quando a medida chega para o criativo como 24cm x 10 cm o que ele entende é que a largura tem 24 cm e a altura 10 cm. Mas, ainda que seja padrão, é sempre bom reforçar com o criativo na hora de pedir a peça.
Tamanho de papel
Os tamanhos mais usados são o A3, A4 e A5, mas existem muitos outros. Tudo vai depender da finalidade do trabalho. No esquema abaixo é possível identificar os tamanhos de cada tipo e comparar.
Métodos de impressão
Quando se trata de métodos de impressão, as opções são muitas. Vamos listar as mais comuns aqui.
Offset – Feita exclusivamente em papel e indicada pra impressões em grandes quantidades. É bastante utilizada para folders, cartões de visitas, folhetos, cartazes e envelopes.
Digital – Impressão exclusiva em papel, mas feita para pequenas quantidades. As cores usadas aqui são um pouco diferentes da offset e os formatos costumam ser menores. Normalmente, o tamanho máximo para este tipo de impressão é A3.
Serigrafia – Também conhecido como silk-screen, este tipo de impressão pode ser aplicado em diversos materiais: papel, acrílico, PVC, tecido, etc. Este é um processo manual, então pode ser feito em grandes ou pequenas quantidades. As formas de acabamento podem ser mais requintadas, como fazer em relevo, e é possível escolher entre impressão fosca ou brilhante.
Posts relacionados
Atualizações do algoritmo do Google em 2025: O guia completo para SEO
A evolução do storytelling para storyscaping
No cenário digital atual, onde consumidores são bombardeados com mais de 5.000 mensagens publicitárias por dia, segundo a American Marketing Association, as marcas precisam ir além da comunicação tradicional. É aqui que entra o storyscaping - uma estratégia...
Conteúdo de marca audiovisual: 7 estratégias poderosas para posicionar sua marca no digital
O conteúdo de marca audiovisual tornou-se uma das ferramentas mais eficazes para empresas que buscam se posicionar de forma autêntica no mercado digital. Diferente da publicidade tradicional, que tem foco direto nas vendas, essa estratégia foca em criar valor real...