
Vamos começar esse post definindo o que é PDV – ou ponto de venda. Todo lugar onde uma marca entra em contato direto e presencial com o consumidor pode ser chamado de PDV. É onde o produto fica exposto, disponível para compras diretas, e o público parte para a ação (compra).
Três situações podem acontecer em um PDV:
A) Todas as etapas da jornada de compra acontecem ali mesmo (conscientização, consideração e decisão);
B) O consumidor pula direto para a decisão. Quantas vezes você nem planejava comprar algum produto e, ao ver bem ali na sua frente, pronto para levar pra casa, não se decidiu na hora?
C) A compra pode não ser feita, mas a etapa de conscientização da jornada de compra pode ser concluída ali.
Por isso tudo, o ponto de venda deve receber atenção especial.
Leia também:
5 coisas que o e-mail marketing pode fazer por você
O que é SEO: 5 dicas básicas para começar a otimizar sua página na internet
Veja agora uma lista de cinco materiais que não podem faltam no seu PDV para que a sua marca e o seu produto não passem despercebidos.
1 – Adesivo
Normalmente aplicados no chão, na parede ou em balcões, os adesivos servem de sinalização tanto para indicar o caminho até o produto na loja quanto para mostrar que ali o consumidor encontra aquela marca. Dependendo do tipo de estabelecimento, os adesivos também podem ser usados para sinalizar qualquer informação pertinente sobre o local, como ondem ficam os toiletes, escadas etc. Personalizar é o negócio.
2 – Folheto take one
Com uma ou duas dobras, o folheto take one fica disponível em local visível (normalmente em cima de um balcão em um suporte chamado display take one) com informações promocionais ou relevantes sobre a marca/produto. A ideia é que o público pegue por livre vontade, sem que alguém entregue, por isso a capa deve ser convidativa o suficiente para gerar essa ação.
3 – Móbile
Essa peça versátil fica pendurada na passagem para divulgar produtos ou campanhas dentro do PDV. Não precisa estar necessariamente próxima ao produto à venda, mas pode ajudar o consumidor a encontrar o que quer. As formas podem ser diferenciadas, de acordo com a identidade visual da marca e as necessidades da campanha.
4 – Stopper e Wobbler
Ideal para gôndolas em pontos de venda, essas duas peças têm a mesma função: atrair o olhar do consumidor ao entrar no corredor onde o produto está localizado. A diferença é que o stopper é visível lateralmente e o wobbler, colado na prateleira e com uma aba suspensa, tem visão frontal.
5 – Display para balcão ou mesa
Normalmente usado em restaurantes, lanchonetes e cafés, o display de mesa ou balcão tem a finalidade de informar sobre promoções e dar sugestões pontuais para o público. Normalmente é feito com um suporte de acrílico e o papel com as informações vai dentro, podendo ser trocado sempre que necessário.
Quer Saber como podemos te ajudar?
Posts relacionados
Atualizações do algoritmo do Google em 2025: O guia completo para SEO
A evolução do storytelling para storyscaping
No cenário digital atual, onde consumidores são bombardeados com mais de 5.000 mensagens publicitárias por dia, segundo a American Marketing Association, as marcas precisam ir além da comunicação tradicional. É aqui que entra o storyscaping - uma estratégia...
Conteúdo de marca audiovisual: 7 estratégias poderosas para posicionar sua marca no digital
O conteúdo de marca audiovisual tornou-se uma das ferramentas mais eficazes para empresas que buscam se posicionar de forma autêntica no mercado digital. Diferente da publicidade tradicional, que tem foco direto nas vendas, essa estratégia foca em criar valor real...