
Se você trabalha com o setor da propaganda, com certeza já ouviu o termo “sair da caixinha” muitas vezes, mas o que ele, de fato, significa?
Por ser uma expressão muito usada, o conceito de sair da caixinha ficou abstrato e acabou se tornando um fantasma que assombra os publicitários.
Fazer uma campanha fora da caixinha não é revolucionar o mundo da comunicação – mas se você conseguir, ótimo! – é simplesmente olhar a situação de outro ângulo.
Separamos 6 propagandas que saíram totalmente da caixinha para você se inspirar.
1. O Clichê – Heineken
Na época da final da UEFA Champions League, para se redimir com a propaganda machista no ano anterior, a Heineken pensou por outro lado: ela pode gostar tanto de futebol quanto você.
Usando três casais, a marca presenteou os homens com uma festa Heineken para ver a final do campeonato e um Vale Spa para que eles pudessem “dispensar” suas parceiras no dia.
O que eles não sabiam é que esse Vale reservava uma surpresa muito maior.
2. Pôneis Malditos – Nissan Frontier
Em 2011, era difícil tirar a música dos Pôneis Malditos na cabeça. A Nissan decidiu usar uma linguagem “fofinha” para anunciar um carro potente e feito para aventuras.
As propagandas desse tipo de veículo normalmente apresentam apelos mais energéticos e viris, então o uso pôneis animados cantando pode não parecer uma boa ideia, mas não é que deu certo? A propaganda viralizou!
3. Chicken – Mercedes-Benz
Para defender a estabilidade dos seus carros com Intelligent Drive, a Mercedes-Benz usou um animal que não é muito associado a carros: a galinha.
A cabeça das galinhas sempre permanece estável, não importa o quanto você mexa seus corpos, e é isso que a propaganda mostra, comparando com uma Mercedes.
A concorrente Jaguar não perdeu a oportunidade e respondeu com outra propaganda afiadíssima, que termina com “Controle corporal mágico? Preferimos reflexos de gato”.
Com direito a tréplica, a Mercedes mostra os verdadeiros reflexos de um gato – e ainda aproveita para mostrar o quão aerodinâmicos são os carros da marca!
4. Dois Vistos – Volkswagen
Mais uma vez, as propagandas de carros se superaram. Com um vídeo simples, a Volkswagen mostra o cuidado que tem na produção de seus veículos.
5. O Cartaz HIV Positivo – ONG Grupo de Incentivo à Vida
Como uma maneira de combater o preconceito com os portadores do vírus HIV, a ONG Grupo de Incentivo à Vida colocou nas ruas cartazes com uma gota de sangue soropositivo e gravou as reações que ele provocava.
O vídeo emocionante mostra que os cartazes, assim como as pessoas portadoras, não têm nada de diferente de uma maneira criativa.
6. Seu escritório fora do escritório – Starbucks
O Starbucks sempre se posicionou como uma marca que vai além do consumo de café e se importa com a experiência do consumidor dentro da loja.
Para incentivar os consumidores a usarem seu espaço para trabalhar, a marca lançou a campanha “Seu escritório fora do seu escritório”.



A ideia era montar ilustrações nas ferramentas mais usadas pela maioria dos profissionais: Word, Excel e Power Point. Todas mostram um copo Starbucks e o slogan da campanha.
Posts relacionados
Estratégias Phygital: como unir o físico e o digital para criar experiências personalizadas para seu cliente?
O FUTURO DO VAREJO JÁ CHEGOU O varejo brasileiro está passando por uma transformação sem precedentes. Com o crescimento do e-commerce e as mudanças no comportamento do consumidor pós-pandemia, surgiu um novo conceito que está revolucionando a forma como as empresas se...
Comunicação multicanal personalizada: as melhores práticas para alavancar sua empresa
A personalização da comunicação multicanal tornou-se um dos pilares fundamentais do marketing moderno. Em um cenário onde os consumidores interagem com as marcas através de múltiplos pontos de contato, a capacidade de entregar mensagens personalizadas e consistentes...
Comunicação visual inclusiva: estratégias essenciais para um marketing que se conecta com todos
A comunicação visual inclusiva é uma tendência crescente no mundo do marketing e da comunicação. À medida que as empresas buscam se conectar com públicos cada vez mais diversificados, a importância de criar designs gráficos que sejam acessíveis a todos se torna...